quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Palhaço Verde


"Arte-Educação Ambiental e Sensibilização no Uso Sustentável para Escolas do Distrito Federal-Brasil".


O Projeto Palhaço Verde foi criado com o intuito de difundir o saber ambiental de forma lúdica. A figura bem humorada do Palhaço Verde (Green Clown) possibilitará transformarmos uma linguagem técnico-científica ambiental, em uma linguagem acessível e lúdica, mais facilmente incorporada no dia-a-dia dos educandos. O Palhaço Verde (Green Clown) faz o papel de provocador e mediador dos temas ambientais abordados em sala de aula. Essa ferramenta circense despertará a curiosidade nos educandos, resgatando o encantamento e o valor da preservação de nossa diversidade biológica.

O Projeto foi idealizado pelo fundador do Bula do Riso - Grupo de voluntários que utiliza a figura do Clown para amenizar o ambiente dos hospitais públicos e por consequência, contribuir no processo de humanização hospitalar - Cláudio Moraes (Professor Doutor Biota Sabiá), gestor ambiental preocupado com a carência e falta de Projetos de Arte-Educação Ambiental que atuam de forma efetiva, com adolescentes, crianças e adultos, estimulando reflexões e a criação de posicionamentos críticos em relação ao tema. E faz dupla com o biólogo Rodrigo Menezes, engajado nas ações de Educação e Conservação Ambiental.


Personalidades:


Professor Doutor Biota Sabiá
Especialista em Phytoneurobesteirologia, o professor saiu de Capistrano-CE com o intuito de borrifar seu conhecimento acerca da problemática ambiental e suas certeiras soluções.
Mundialmente respeitado no âmbito acadêmico, professor Biota sempre inova com suas análises ambientais, tendo seus estudos amplamente utilizados por pesquisadores de diferentes vertentes das Ciências Naturais.
O professor Biota é figura esguia com olhar clínico-provocador, utiliza um forro de capacete que é erroneamente confundido com uma cueca. Outro ponto marcante é seu sapato nº63, que lhe fornece um andar característico.








Dicotiledôneo
Dico nasceu do ambiente natural, brotando ao lado de uma nascente no meio do Cerrado. Com o passar do tempo, Dico que é especialista em Folclorofaunabotânica, percebeu que a natureza estava sendo muito maltratada e todos seus amigos estavam muito chateados: as plantas, os animais, o Saci, o Curupira e os outros. Certo dia todos se reuniram e decidiram proteger o lugar em que vivem, quando conheceu o professor Biota Sabiá, Dicotiledôneo percebeu que o problema é muito maior e se uniram na caminhada em prol da Biodiversidade.
Usa sempre uma carapuça verde e um colete, somado a uma sandália de pneu reutilizado. É observador e vez ou outra pára de repente e faz uma cara engraçada, ora pensativa, ora olhando para os lados e analisando o lugar, por vezes dá de ombro e sai sorridente, andando com seu jeito engraçado levantando a perna mais que o necessário, já que é acostumado a andar pelo Cerrado.

9 comentários:

ALÉM DOS OLHOS disse...

Excelente iniciativa! Os alunos precisam de atitudes lúdicas para aprenderem sobre o meio ambiente. As escolas devem valorizar mais o estudo sobre o meio ambiente, pois é um tema que exige atitudes emergenciais para que o mundo seja salvo!
Parabéns pela iniciativa!

Péterson Paim (Professor)

Carrijo disse...

Claudio: Seu projeto é uma maravilha! Quero muito que o Palhaço Verde conquiste espaço nesse ambiente da educação e da arte. Que diretores/as de escolas, dirigentes de empresas e responsáveis políticos tenham alcance às suas propostas e realizem parcerias. Somente assim, unindo forças, poderemos plantar a urgente semente da transformação frente ao necessário respeito ao meio ambiente. Forte abraço, Elizângela (historiadora).

Anônimo disse...

Poxa que legal, nao sabia que mei irmão tinha se tornado de vez um palhaço :D mas adorei que sim!! Muito legal esse trabalho Digo, continue sempre assim, o mundo precisa de mais pessoas como voces! :¬*******

Natalia disse...

"tem alface no meu dente"
viva o sorriso verde!
o palhaço verde!
O mundo verde!
s u c e s s o !!!

Anônimo disse...

Bom, acho que vocês mesmo já sabem o bem que estão fazendo com essa iniciativa! Eu, como todos aqui sabem que formaram uma dupla e tanto.
Parabéns :D
E sempre que precisar, mesmo que seja somente acompanha-los numa reunião eu estou por aqui!

é meu orgulho :)
Beijos e abraços

Lívia disse...

Parabéns pela iniciativa =D!

Fico muito muito muito feliz por ver um trabalho de arte-educação ambiental funcionando bem e com pessoas muito boas ^^

Sucesso ^^

Unknown disse...

Cláudio,parabéns por este projeto, por esta idéia de levar até as crianças e adolescente na sala de aula ensinando a proteger o meio ambiente. A iniciativa de usar o palhaço, muito interessante e criativa, levar a elas informações e conscientização que o meio ambiente é importante para todos nós e precisa ser preservada por todos.Conte comigo.

Parabéns e que Deus Abençoe.
...SiSi

Anônimo disse...

Eu não preciso nem dizer que eu acho um arraso esse trabalho.
A concientização que está sendo feita em várias pessoas por parte dessa idéia ajuda a salvar o nosso planete !
Sucesso para vocês, tem o meu total apoio :D
Sucesso !
Beijos .

Anônimo disse...

Muito bem essa iniciativa. Isso vai ajudar muito as pessoas e, principalmente, as crianças sobre a importância do meio ambiente. Esse é um assunto que afeta todos nós.
Continue com esse trabalho e mandem ver.